10 de dezembro de 2017
Visita técnica ao FAB LAB da FIEP mostra caminhos da Inovação Disruptiva.
No último dia 8 de novembro de 2017, tive a grata satisfação de participar de visita técnica ao FAB LAB da Indústria da FIEP, em Curitiba, no SESI-SENAI-CIC, a única unidade FAB LAB do Paraná, juntamente com Colegas Conselheiros do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial), Conselho Temático do Sistema FIEP (Federação das Indústria do Estado do Paraná).
Na oportunidade, enquanto Conselheiros do CPCE, recebemos informações sobre a Rede FAB LAB Mundial e sobre como a Indústria 4.0, a Educação 3.0, o Mundo Cyber-Físico, dentre outros aspectos da Inovação Disruptiva estão impactando em novas maneiras de pensar e agir tanto na Indústria quanto na vida das pessoas.
Mais uma vez o MUNDO DAS POSSIBILIDADES, o MUNDO DA INDÚSTRIA, o MUNDO DAS TECNOLOGIAS, chama-nos para a necessidade de inovar intensamente. O futuro da Quarta Revolução Industrial já é presente. Parabéns para a FIEP.
Carlos Magno Corrêa Dias
10/12/2017
17 de novembro de 2017
Indissociáveis são PDI, Ensino e Extensão.
Uma vez mais (e tantas vezes quanto necessário) observe-se que Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) são indissociáveis assim como são indissociáveis Ensino, Extensão e Pesquisa nas Universidades.
Ressalte-se, também, que uma Nação que não consegue afiançar PDI de qualidade para a geração de PRODUTOS, PROCESSOS ou SERVIÇOS visando a produção de Patentes, Propriedades Intelectuais, Propriedades Industriais e Contratos de Transferência de Tecnologias está fadado a manter-se no eterno subdesenvolvido e marginal à realidade disruptiva que vivemos.
As Universidades não podem isentar-se das correspondentes responsabilidades.
Carlos Magno Corrêa Dias
17/11/2017
17/11/2017
17 de outubro de 2017
UTFPR passa a integrar ranking internacional de qualidade.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) passou a integrar o consagrado QS Latin America University Rankings edição 2018 das melhores Instituições de Ensino Superior (IES) da América Latina.
O QS Latin America University Rankings 2018 classificou 400 (quatrocentas) IES de 21 (vinte e um) países da América Latina, considerando metodologia única para calcular seu ranking a qual julga a proatividade mais importante do que o prestígio e é baseada em desafios particulares enfrentados pelas IES tais como: Reputação Acadêmica; Reputação entre Empregadores; Citações por Artigo Acadêmico; Citações por Docente; Proporção Docente/Aluno; Proporção de Docentes Estrangeiros; Proporção de Estudantes Estrangeiros; bem como Impacto na Web.
A jovem UTFPR, que no último dia 07 de outubro de 2017 completou apenas doze anos de transformação em Universidade, está entre as nove únicas IES do Paraná classificadas no QS University Rankings de 2018 da América Latina, sendo a quinta melhor IES do Estado do Paraná e a terceira melhor IES da Capital do Estado do Paraná.
No conjunto das 83 (oitenta e três) IES do Brasil classificadas no QS University Rankings 2018: Latin America a TECNOLÓGICA ocupa a trigésima quinta posição, sendo a centésima décima sétima dentre as quatrocentas classificadas.
Excelentes resultados para uma IES tão nova como a nossa. As classificações conquistadas pela TECNOLÓGICA no QS Latin America University Rankings 2018 demonstram o efeito do trabalho de todas as EQUIPES que constroem a nossa UTFPR objetivando a excelência. Parabéns para nós.
Carlos Magno Corrêa Dias
17/10/2017
1 de outubro de 2017
Brasileiros são campeões na Suíça.
E novamente, mais uma vez, Estudantes Brasileiros arrasam em disputas internacionais envolvendo Conhecimento.
Desta vez foi na Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação (International Create Challenge - ICC) realizada em Martigny, na Suíça. Fomos CAMPEÕES do torneio.
O projeto vencedor integra a Internet das Coisas e foi desenvolvido para melhorar a mobilidade urbana nas cidades sendo composto por hardware e aplicativo de celular que, interligados ao ônibus, permite aos passageiros realizarem o pagamento da passagem de forma digital e obter informações tais como se o ônibus está lotado ou não, se está no horário, dentre outras possibilidades, gerando dados com Big Data.
Parabéns ao TALENTO e à INTELIGÊNCIA dos Brasileiros que fazem a diferença.
Carlos Magno Corrêa Dias
01/10/2017
23 de setembro de 2017
Seminário de IA do SEBRAE chama futuro já.
Plataformas de Machine Learning, Robotic Process Automation, Gerenciamento Automático de Decisão, Plataformas de Deep Learning, Chips Neuromórficos de Autoaprendizagem, Biometria, Text Analytics, Programação Neurolinguística (PNL), dentre outras extensões da Inteligência Artificial (IA), integram as mais diferentes áreas e passam a exigir estudos e investimentos cada mais intensos e ampliados.
Para a troca de ideias sobre os avanços tecnológicos no campo da IA que impactam os negócios e estão transformando nossas vidas, participei, no último dia 22 de setembro de 2017, do Seminário de Inteligência Artificial, promovido pelo SEBRAE-PR e realizado na sede do SEBRAE-PR.
Necessitamos saber como criar, usar ou combinar as Tecnologias da IA para nos mantermos competitivos e identificarmos as oportunidades que se apresentam. O futuro não espera. O Futuro já começou.
Carlos Magno Corrêa Dias
23/09/2017
21 de setembro de 2017
A PAZ necessita ser praticada.
Hoje, 21 de setembro, celebramos o Dia Internacional da Paz.
Segundo Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948), o Mahatma Gandhi, “Não existe um Caminho para a PAZ. A PAZ é o Caminho”.
Não pensemos ou apenas celebremos a PAZ, mas sempre façamos algo pela manutenção da PAZ.
Carlos Magno Corrêa Dias
21/09/2017
20 de setembro de 2017
Nas galerias da história o Brigadeiro faz recordar.
Na data de hoje, 20 de setembro de 2017, celebramos o nascimento do brasileiro Eduardo Gomes (1896-1981).
“Homem e Mito”, uma lenda, Eduardo Gomes foi um dos mais destacados integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB), senão o aviador militar mais dedicado que já integrou aquela casa.
Marechal-do-Ar, o “Brigadeiro”, como preferia ser chamado, é daqueles imortais que ilustram as galerias da História por seus feitos.
Ao nosso Patrono da FAB rendo minhas homenagens recordando, com saudades, o exemplo que nos deixou.
Carlos Magno Corrêa Dias
20/09/2017
3 de setembro de 2017
TECNOLÓGICA tem os MELHORES Cursos do Brasil.
No último dia 01/09/2017, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC (Ministério da Educação), divulgou os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) de 2016 e mais uma vez a nossa TECNOLÓGICA foi classificada como tendo os MELHORES Cursos do Brasil.
Tomando por base os conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares, habilidades e competências adquiridas pelos Concluintes em seus Cursos de Graduação o objetivo do ENADE é avaliar o rendimento daqueles Estudantes. O ENADE é obrigatório e a condição de regularidade do Estudante no ENADE deverá constar em seu histórico escolar. O ENADE integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
No ENADE 2016 nossos Cursos de Agronomia dos Câmpus Dois Vizinhos e Pato Branco e o Curso de Tecnologia em Radiologia do Câmpus Curitiba foram classificados com a nota máxima 5. O Curso de Bacharelado em Educação Física do Câmpus Curitiba foi classificado com a nota 4 e os Cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental do Câmpus Medianeira e de Bacharelado em Zootecnia do Câmpus Dois Vizinhos obtiveram a nota 3.
No primeiro semestre de 2017 nossa TECNOLÓGICA já havia sido classificada, também, como uma das MELHORES do Brasil quando da divulgação do ENADE 2015, pois os Cursos de Tecnologia em Design Gráfico e o Curso de Administração do Câmpus Curitiba obtiveram o conceito máximo 5 e os Cursos de Tecnologia em Design de Moda de Apucarana, de Ciências Contábeis de Pato Branco, de Administração de Pato Branco e de Design de Curitiba foram classificados com o conceito 4.
Com quase doze anos de existência como Universidade (transformada em 07/10/2005 a partir do então CEFEF-PR) a nossa Jovem TECNOLÓGICA já figura como uma das melhores Universidades do Brasil. Parabéns para NÓS. Parabéns para todas as Equipes que constroem a jovem TECNOLÓGICA cada vez melhor. Que a nossa UTFPR conquiste cada vez mais e siga firme rumo à excelência.
Carlos Magno Corrêa Dias
03/09/2017
17 de agosto de 2017
Jornada Digital da FIEP chama Indústria 4.0 como caminho a seguir.
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) mantendo sua vanguarda e inovação nos brindou com a JORNADA PARA O MUNDO DIGITAL, realizada no último dia 16 de agosto de 2017, no Câmpus da Indústria do Sistema FIEP.
A JORNADA PARA O MUNDO DIGITAL objetivou por em evidência os impactos da Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 na nossa realidade para os próximos anos haja vista que a mesma produzirá, brevemente, a transformação completa do mundo no qual vivemos atualmente.
Durante o evento foram apresentados cases de indústrias instaladas no Brasil que já seguem as diretrizes da Indústria 4.0 e que já se beneficiam dos correspondentes ganhos de competitividade. No evento ficaram evidenciados alguns dos impactos que a Indústria 4.0 já vem provocando no Setor Industrial.
Por intermédio de palestras, workshops e painéis de discussão foi colocado em distinção, principalmente, a inovação sobre processos produtivos demandados da Indústria 4.0 e a necessidade de se iniciar, imediatamente, um processo de mudança acelerado que permeará da produção até a maneira como o consumidor vai se relacionar com os produtos produzidos.
O evento deixou claro que, em particular, o Setor Industrial do Brasil necessita se adaptar à Indústria 4.0, a qual não tem volta e não terá fim, pois a mesma impõe mudanças contínuas nos processos, exige repensar constantemente de forma inovadora os atuais modelos de negócios, cobrando ininterruptamente a quebra de paradigmas não mais válidos.
A Indústria necessitará despertar, imediatamente, para a realidade do cyber-físco, da automação digital sem sensores, da incorporação de serviços digitais nos produtos, da prototipagem rápida ou impressão 3D, da utilização de serviços em nuvem associados ao produto, bem como sobre todas as outras novas tecnologias associadas ao universo da Quarta Revolução Industrial as quais se replicam com uma velocidade enorme e que se reproduzem com acentuada inovação.
“Fazer e pensar diferente” é um dos caminhos obrigados a seguir quando se adere ao universo da Indústria 4.0 a qual considera, também, “o consumidor final como protagonista e como alvo de todas as soluções”. Na JORNADA PARA O MUNDO DIGITAL se fez um alerta no correspondente sentido. É imediato que o Setor Industrial faça a adesão e implante as novas tecnologias desenvolvidas na Quarta Revolução Industrial. Indústrias que se mantiverem distantes da Quarta Revolução Industrial estão fadas a deixarem de existir muito rapidamente e proximamente.
O evento procurou deixar bem claro, também, que a JORNADA DIGITAL será permanente e exigirá que se experimente a falha o quanto antes possível para se aprender as soluções ainda mais rapidamente. Na realidade da Indústria 4.0 o bem e o recurso mais precioso será invariavelmente o tempo associado à satisfação do consumidor. As soluções na Indústria 4.0 devem priorizar a melhoria de vida das pessoas sempre.
Por outro lado, a JORNADA PARA O MUNDO DIGITAL pôs em evidência o grave quadro da realidade da Indústria Brasileira no qual é evidenciado que a maioria das Indústrias não usam as tecnologias provindas da Indústria 4.0 e que muitas daquelas que se apropriam das correspondentes tecnologias ou não as desenvolvem ou as utilizam de forma muito incipiente.
É necessário entender que as tecnologias da Indústria 4.0 promovem melhores níveis de produtividade e garantem maiores padrões de competitividade. No Brasil, de forma ampla, a Indústria 4.0 é ainda muito rudimentar (ou inexistente), pois, efetivamente, não se está formando ou qualificando os Profissionais para atuarem na Quarta Revolução Industrial e nem tão pouco as Legislações estão sendo modificadas para a correspondente realidade que se obriga considerar, chamou, também, a atenção o evento de uma forma geral.
Mas, a JORNADA PARA O MUNDO DIGITAL foi muito importante, pois mostrou o caminho e chamou a todos para seguir os caminhos que a Indústria Paranaense, bem como a Indústria Brasileira deverão seguir para atingirmos progresso, desenvolvimento e melhor qualidade de vida dos Brasileiros
Carlos Magno Corrêa Dias
17/08/2017
11 de agosto de 2017
Quase cem por cento da equipe brasileira é vitoriosa no IMC 2017.
Mais uma vez o Brasil é destaque na International Mathematical Competition for University Students (IMC). Dos 21 Estudantes Brasileiros que formaram a Equipe do Brasil 19 deles foram premiados.
Foram 4 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata, 10 medalhas de bronze e uma menção honrosa. Na edição de 2017 do IMC, ocorrida na Bulgária, de 31/07/2017 a 06/08/2017, concorreram 71 Equipes, em um total de 331 participantes, de mais de 30 países de todo o mundo.
Disputando com Equipes oriundas do MIT, Oxford, Cambridge, École Polytechnique, University College London, dentre outras renomadas Instituições, o Brasil fez bonito novamente.
O Brasil participa do IMC desde a décima edição que aconteceu em 2003 e já conta com 27 medalhas de ouro, 61 medalhas de prata, 80 medalhas de bronze e 62 menções honrosas, num total de 230 prêmios.
As Equipes de Campeões do Brasil no IMC 2017 foram formadas por Estudantes do IME, ITA, PUC-Rio, UFRJ e USP.
Precisamos entender que já possuímos as soluções para os graves problemas que assolam a Educação no Brasil.
É necessário replicarmos a correspondente expertise que forma nossos Campeões Internacionais em Ciências para melhorarmos todo o Sistema Educacional Nacional.
Carlos Magno Corrêa Dias
11/08/2017
2 de agosto de 2017
Brasil é o único da América Latina a subir no pódio da IBO 2017.
Nosso BRASIL novamente entre os MELHORES do mundo. Conquistamos Medalha de Prata na IBO (International Biology Olympiad) 2017, realizada na Universidade de Warwick, em Coventry, Inglaterra, no período de 23 a 30 de julho de 2017.
A Olimpíada Internacional de Biologia é uma competição internacional que reúne os Melhores Estudantes de Ensino Médio do mundo. A IBO objetiva proporcionar aos Jovens Estudantes experiência educacional internacional, bem como promover o particular interesse pela Biologia.
Na edição de 2017 da IBO o único representante da América Latina a subir no pódio foi o Brasil. Além das nossas fronteiras o Conhecimento do Brasil em Biologia é destacado uma vez mais.
Parabéns. Avante Brasil.
Carlos Magno Correa Dias
02/08/2017
29 de julho de 2017
Um quarto de século dedicado à centenária TECNOLÓGICA.
Pelo Termo de Posse de 28 de julho de 1992, que assinei perante o Diretor Geral do então Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), tomava posse como Professor de Ensino Superior do CEFET-PR. Pela Portaria número 494, de 22 de julho de 1992, publicada no Diário Oficial da União de 28 de julho de 1992, era eu nomeado Professor de Ensino Superior daquela Instituição de Ensino.
Assim, na data de 28 de julho de 2017, completei 25 (vinte e cinco) anos como Professor de Ensino Superior da hoje denominada Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituição de Ensino centenária e reconhecidamente como uma das mais importantes Instituições de Ensino de nosso Estado e de nossa Nação.
É uma honra sem igual poder integrar a história da centenária UTFPR que teve sua inauguração como Escolas de Aprendizes Artífices em 16 de janeiro de 1910 e foi se transformando até conquistar a condição de Universidade em 7 de outubro de 2005.
Contabilizar como Servidor Público Federal quase um quarto da História da centenária TECNOLÓGICA (UTFPR) é um privilégio e ao mesmo tempo motivo de grande satisfação profissional. Poder contar a história profissional integrada à história da TECNOLÓGICA é prêmio dos mais significativos para o Professor que lá em 1992 prestara concurso público para exatamente exercer a função de Professor de Ensino Superior.
A poucos meses de completar quatro décadas de Atuação Profissional e trinta anos como Professor Universitário é, também, uma alegria ímpar ter nestes vinte e cinco anos de atuação como Docente no Ensino Superior na hoje UTFPR mais de sessenta e cinco por cento da história de Vida Profissional contada na TECNOLÓGICA.
É júbilo sem igual, também, registrar mais de meio século ajudando a construir a TECNOLÓGICA que almejamos.
Carlos Magno Corrêa Dias
29/07/2017
6 de julho de 2017
A voz do condoreiro bateu nas portas fechadas da escravidão para a liberdade entrar.
Há 146 anos, no dia 6 de julho, o “Poeta dos Escravos", o último grande poeta da terceira geração romântica no Brasil (do Condoreirismo), nos deixava para habitar a Galeria dos Imortais.
Antônio Frederico de Castro Alves (1847 - 1871) assumindo o papel de “Poeta Social” tornou-se o “Poeta Condoreiro” que teve seu trabalho desenvolvido em duas vertentes: a lírico-amorosa e a social. “Ao mesmo tempo em que cantou às flores, às águas, à formosura da mulher amada, fez com que sua voz batesse em portas até então fechadas para que, combatendo, a liberdade entrasse".
“Fatalidade atroz que a mente esmaga!
Extingue nesta hora o brigue imundo
O trilho que Colombo abriu nas vagas,
Como um íris no pélago profundo!
Mas é infâmia demais! … Da etérea plaga
Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!
Andrada! arranca esse pendão dos ares!
Colombo! fecha a porta dos teus mares!”
Ao Mestre Castro Alves, por ter “cantado àqueles que não tinham voz: os escravos”, nossa lembrança, respeito e admiração.
Carlos Magno Corrêa Dias
06/07/2017
20 de junho de 2017
Fórum avalia consistência e legitimidade de argumentos dedutivos.
Objetivando apresentar o Cálculo Lógico Proposicional (Sentencial) desenvolvido em Lógica Matemática Dedutiva de Primeira Ordem para o estabelecimento de Métodos e Técnicas Formais de Raciocínios Dedutivos que permitam evidenciar e analisar, mediante a Álgebra da Lógica, a Validade e a Consistência de Raciocínios Dedutivos estruturados sejam como Argumentos Dedutivos ou Inferências nos quais conclusões devem ser, necessariamente, consequências lógicas de premissas previamente identificadas, foi realizado, no Câmpus Curitiba da TECNOLÓGICA, sob minha proposição e coordenação, o primeiro FOCONVALRAD (FÓRUM SOBRE CONSISTÊNCIA E VALIDADE DE RACIOCÍNIOS DEDUTIVOS).
Tendo como tema CONSISTÊNCIA E VALIDADE DEDUTIVA o I FOCONVALRAD abordou questões relacionadas com: Semântica e Sintaxe da Linguagem da Lógica Formal; Fórmulas Proposicionais e Estruturação do Cálculo Lógico Sentencial; Validade e Verdade; Contingências, Tautologias e Contradições; Operações Lógicas Fundamentais e Derivadas; Relação de Equivalência e de Implicação; Álgebra da Lógica (Sentencial); Argumentos Dedutivos; Análise Inferencial; Teoria da Argumentação Lógica; e, Demonstração Dedutiva.
DIAS, C. M. C. - 2017
O I FOCONVALRED foi desenvolvido gratuitamente para os participantes, não havendo qualquer ônus para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Mais uma vez cumpriu-se o entendimento sobre a Extensão Universitária para a disseminação do conhecimento e para contribuir com a premissa que Ensino, Pesquisa e Extensão devem ser indissociáveis na Universidade.
Carlos Magno Corrêa Dias
20/06/2017
7 de junho de 2017
UEL e UFPR integram ranking das melhores Universidades do mundo.
Segundo o QS World University Rankings 2018 a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), do nosso Paraná, estão entre as MIL Melhores Universidades do Mundo.
A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) foram classificadas entre as DUZENTAS Melhores Universidades do Mundo no mesmo ranking.
As 22 (vinte e duas) Universidades Brasileiras classificadas dentre as mil melhores Universidades do Mundo são as seguintes:
(121) Universidade de São Paulo
(182) Universidade Estadual de Campinas
(311) Universidade Federal do Rio de Janeiro
(491-500) Universidade Estadual Paulista
(501-550) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
(501-550) Pontifícia Universidade Católica de Rio de Janeiro
(501-550) Universidade Federal de São Paulo
(501-550) Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(551-600) Universidade Federal de Minas Gerais
(651-700) Universidade Federal de Brasília
(651-700) Universidade Federal de São Carlos
(751-800) Universidade Federal de Santa Catarina
(801-1000) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
(801-1000) Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(801-1000) Universidade Estadual de Londrina
(801-1000) Universidade Federal da Bahia
(801-1000) Universidade Federal de Santa Maria
(801-1000) Universidade Federal de Viçosa
(801-1000) Universidade Federal do Ceará
(801-1000) Universidade Federal do Paraná
(801-1000) Universidade Federal do Pernambuco
(801-1000) Universidade Federal Fluminense
No ranking QS World University Rankings 2018 em referência, dentre as 22 Universidades Brasileiras classificadas temos um total de 13,64% formado de Universidades Privadas e 86,36% de Universidades Públicas. O mais importante deste resultado é que as 22 Universidades Brasileiras (Públicas e Privadas) classificadas somam 10,23% do total das nossas Universidades Brasileiras. Ou seja: 10,23% das Universidades Brasileiras foram classificadas dentre as mil Melhores Universidades do Mundo pela QS World University Rankings 2018. Semelhante conquista é muito legal.
O QS World University Rankings 2018 contabiliza APENAS mil Universidades (não TODAS as Universidades do Mundo). Saliente-se, também, que são classificadas apenas UNIVERSIDADES nesta lista de mil Melhores Universidades. Não contam Instituições de Ensino Superior tipo Faculdades, Centro Universitários, dentre outras instituições similares.
Parabéns para nossas Universidades Brasileras classificadas no QS World University Rankings 2018, principalmente para as nossas Universidades Paranaenses UFPR e UEL.
Carlos Magno Corrêa Dias
07/06/2017
2 de junho de 2017
Resiliência e compliance exigem revisão do termo meritocracia.
As distintas histórias de vida de cada indivíduo; a não existência de homogeneidade nas oportunidades; as diferenças intelectuais e de desenvolvimento biológico entre os homens; as diferenciadas condições sociais demandadas pelas origens das pessoas; as contingências morais, éticas e cívicas; os valores culturais; dentre inúmeras outras condições extemporâneas obrigam avaliar com resiliência e compliance, muito detidamente, e criticamente, o termo “meritocracia” da forma ilógica (ou contraditória) como é empregado para selecionar cidadãos.
“Alfa-premissas levam a beta-conclusões”. Contra semelhante “lógica” não há possibilidades “contraválidas”.
Carlos Magno Corrêa Dias
02/06/2017
6 de maio de 2017
Tríplice Hélice continua a girar na Quarta Revolução Industrial.
Precisamos de um PROJETO DE ESTADO centrado na Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação a qual reunindo as forças dos poderes da Universidade (poder do Conhecimento Científico), do Governo (poder das Leis, poder das Legislações) e da Indústria (poder das Tecnologias, poder da Inovação, poder Econômico) PENSE efetivamente o Desenvolvimento e o Progresso de nossa Nação BRASIL e a Melhoria de Vida dos BRASILEIROS.
DIAS, C. M. C. - 2016
Chegar mais uma vez atrasado na atual Revolução Industrial custará, como sempre foi, muito caro ao nosso Brasil. Nosso Brasil não pode ficar à margem da RI 4.0 que é impulsionada novamente pelo giro da Tríplice Hélice.
Carlos Magno Corrêa Dias
06/05/2017
18 de abril de 2017
Jovens devem apreender desde cedo a importância do livro para transformações.
“Um país se faz com homens e livros”. Assim preconizava José Bento Monteiro Lobato (1882-1948). Hoje, 18 de abril, data do nascimento de Monteiro Lobato, celebramos, em sua homenagem, o DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL.
Incentivemos nossos JOVENS Meninos e Meninas a ler cada vez mais, pois uma Nação Soberana se faz, também, com JOVENS que desde cedo apreendem a importância dos LIVROS para as necessárias transformações.
Carlos Magno Corrêa Dias
18/04/2017
13 de abril de 2017
Evento contribui para o cumprimento do artigo 207 da Constituição Federal.
No último dia 11/04/2016 foi realizado na TECNOLÓGICA do Câmpus Curitiba mais um FALANDO DE EXTENSÃO evento no qual tive a satisfação de participar.
Em 2016, tive, também, a satisfação de estar presente no primeiro FALANDO DE EXTENSÃO quando recebi a homenagem como o Professor Destaque Extensionista de 2015 da UTFPR em decorrência dos diversos Projetos de Extensão que elaborei e desenvolvi durante o ano de 2015 na TECNOLÓGICA contribuindo para a disseminação da prática da Extensão como um dos pilares da Universidade.
Novamente chamamos a atenção para a necessidade de se realizar a EXTENSÃO na Universidade e cumprir o artigo 207 da Constituição Federal do Brasil de 1988 o qual estabelece que “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e OBEDECERÃO AO PRINCÍPIO DE INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO”.
5 de abril de 2017
O Brasil é chamado a trilhar os caminhos da Quarta Revolução Industrial
CMCD - 2017
Nesta terceira edição o tema foi SIMBIOSE ENTRE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Em particular, nas palestras que proferi durante o evento, chamei a atenção para a necessidade de se estabelecer, urgentemente, na Universidade a prática efetiva de relacionamento efetivo com o Mundo Real na RI 4.0 (Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0) que avança rápida e determinantemente em todas as direções e em todos os campos do saber.
O Brasil (em geral) e a Universidade (em particular) não podem ficar à margem da RI 4.0 motivo pelo qual reivindicamos, também, efetivas ações para se trilhar os necessários caminhos que estão sinalizados.
Carlos Magno Corrêa Dias
05/04/2017
20 de março de 2017
Sem mistério o mistério acontece.
O Programador é dotado de um tipo especial de “mente” a qual sempre lhe permite “escrever” aquilo que se faz necessário ser “lido e entendido” para o movimento do mundo.
Carlos Magno Corrêa Dias
20/03/2017
10 de março de 2017
VI COENTELOG conversa sobre máquinas que pensam máquinas.
Com o tema LÓGICA DA COGNIÇÃO COMPUTACIONAL E CONSCIÊNCIA CIBERNÉTICA, coordenei, no Câmpus Curitiba da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), a realização do VI COLÓQUIO ENTELECHIA LOGICAE (COENTELOG) o qual foi desenvolvido na forma de Seminário.
No evento ministrei as palestras CONSCIÊNCIA CIBERNÉTICA TRANSCENDE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL e LÓGICA DA COGNIÇÃO COMPUTACIONAL E CONSCIÊNCIA CIBERNÉTICA.
O VI COENTELOG objetivou apresentar pressupostos Algébricos e Inferenciais Formais da ENGENHARIA LÓGICA necessários para a estruturação de Modelo Lógico particular (estrito) em desenvolvimento no campo da Consciência Cibernética e da Cognição Computacional (ou Computação Cognitiva) para a tomada de decisão lógica em um mundo onde “máquinas constroem máquinas que pensam” e na Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0) que já invade o presente cotidiano de forma determinante.
As palestras apresentadas trataram, de forma geral, de questões relacionadas com robôs autônomos, manufatura aditiva, técnicas de padrões abertos, cloud computing, realidade aumentada, big data analytics, cyber security, machine to machine (M2M), IoT/IIoT, frameworks, smart factory, integração e interoperabilidade, dentre outros conceitos associados os quais permeiam fortemente a RI 4.0 (Quarta Revolução Industrial) que embora ainda desconhecida de muitos, já se tornou imprescindível e passa a ser utilizada intensamente para aumentar a capacidade de resposta, a eficiência e a qualidade dos serviços, processos ou produtos para atender as novas demandas de mercado que passam a requisitar procedimentos mais inteligentes e com maior flexibilidade ou abrangência.
Durante o VI COETELOG foram apresentadas, também, as palestras AS RAZÕES DA ENGENHARIA UNIVERSAL NA NOVA ERA COMPUTACIONAL e COGNIÇÃO COMPUTACIONAL REVOLUCIONA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO as quais estritamente relacionadas com a RI 4.0 chamaram atenção para o momento que a realidade presente está experimentando.
Carlos Magno Corrêa Dias
10/03/2017
24 de janeiro de 2017
Lógica Dedutiva é chamada em Engenharia Lógica.
Mais uma vez o deduzir em Engenharia Matemática é chamado em minhas obras para possibilitar ao leitor identificar formas válidas de raciocínios dedutivos, bem como, adquirir instrumentação técnica necessária para a avaliação e correção de argumentos não válidos existentes em mundos possíveis nos quais o raciocínio dedutivo se opera de forma determinante.
Em SISTEMAS AXIOMÁTICOS EM LÓGICA DEDUTIVA (ISBN: 978-85-88925-26-7), de 2016, são apresentados os pressupostos necessários para, centrado na Álgebra do Cálculo Sentencial (Cálculo Proposicional) e do Cálculo dos Predicados (Cálculo das Funções Predicativas), proceder, de forma analítica (formal), a avaliação efetiva de raciocínios lógicos dedutivos a partir da decodificação de argumentos sentenciais ou predicativos.
Cumpre observar que SISTEMAS AXIOMÁTICOS EM LÓGICA DEDUTIVA é, também, obra premiada com Depósito no acervo da Biblioteca Nacional do Brasil. Com registro número 5.449/2016, de 19/12/2016, o livro referenciado integra a especial Coleção Memória Nacional a qual reúne a Produção Intelectual do Brasil. Como sempre saliento, com júbilo, ter mais uma obra sob a guarda da nossa Biblioteca Nacional, oficialmente, a Depositária do Patrimônio Bibliográfico e Documental do Brasil e uma das mais importantes Bibliotecas Nacionais do mundo segundo classifica a UNESCO, é honra sem igual. Mais uma contribuição de muitas outras que espero poder conquistar.
Carlos Magno Corrêa Dias
24/01/2017
17 de janeiro de 2017
A despeito da crise a balança comercial do Brasil surpreende.
A Balança Comercial Brasileira em 2016 foi excepcional a despeito da “crise” tanto alardeada. Registramos o maior saldo comercial positivo de nossa história.
O superávit do Brasil foi de US$ 47,692 bilhões, enquanto que o melhor resultado anterior de nossa história havia sido registrado lá em 2006 quando alcançamos US$ 46,5 bilhões (há mais de dez anos atrás).
Tivemos exportações de US$ 185,244 bilhões e importações de US$ 137,552.
Detalhe: no período, as exportações apresentaram média diária de US$ 738 milhões, foram registrados 5,2% de crescimento na exportação de produtos SEMIMANUFATURADOS, aumento de 1,2% de exportação de produtos MANUFATURADOS, enquanto que as vendas externas de básicos caíram -9,6%.
O Brasil é dos BRASILEIROS.
Carlos Magno Corrêa Dias
17/01/2017
7 de janeiro de 2017
COMPUTAÇÃO COGNITIVA é “a bola da vez”.
COMPUTAÇÃO COGNITIVA trata-se da “capacidade” dos computadores “pensarem” (“quase”) como seres humanos.
Sem muita controvérsia, de fato, a COMPUTAÇÃO COGNITIVA foi uma das tecnologias que “evoluiu” a passos largos em 2016 dando maior força à INTERNET das coisas (INTERNET of Things) nesta Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 que estamos vivendo já há algum tempo. Mas, somente é possível a COMPUTAÇÃO COGNITIVA (CC), ou a CONSCIÊNCIA CIBERNÉTICA (CC), quando centrada, “necessariamente”, “a priori”, na ENGENHARIA LÓGICA.
Observe-se, então, que as questões relacionadas à CC estão sendo estudadas há cerca de uma década e vários trabalhos específicos somaram EXPERTISE na área para a evolução atual. Exemplos não faltam. Em particular, mais recentemente, em 2016, quando do desenvolvimento do Colóquio Engenharia Lógica, os pressupostos da CC foram mais uma vez postos em evidência.
CMCD/2016
06/01/2017
Assinar:
Postagens (Atom)