28 de março de 2013

Relações entre Responsabilidade Social Corporativa e Incentivos Fiscais: Uma Associação Necessária.


No último dia 26/03/2013, foi realizado, nas dependências da FIEP, em Curitiba, o “I Encontro de Temas Relevantes para a Indústria e Sindicatos – Incentivos Fiscais”.

O evento, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), por meio do Núcleo Indústrias e Sindicatos, objetivou apresentar informações ao meio empresarial sobre como destinar parte do Imposto de Renda para Instituições e Projetos Sociais.

Destinado às Indústrias, Sindicatos, Comércio e Serviços (Profissionais da Área de Responsabilidade Social Corporativa e Contábil), durante o encontro foram apresentados cases e palestras tratando de temas tais como: Responsabilidade Social, Leis voltadas aos Incentivos Fiscais, Operacionalização das Leis dos Incentivos Fiscais, Responsabilidade Social Corporativa, Investimento Social Privado e como é possível para as empresas contribuir para ações sociais, mostrando, em conseqüências, as inúmeras vantagens das correspondentes doações.

Por entender que a Responsabilidade Social Corporativa constitui importante “ferramenta” de gestão e fonte de vantagem competitiva para quaisquer organizações devendo ser, portanto, fortemente cobrada nas gestões empresariais; é que fui motivado a participar do evento em referência.

Nos dias atuais, os negócios se obrigam estar associados, necessariamente, à qualidade da gestão empresarial em responder prontamente às mudanças de expectativas dos clientes e de seus comportamentos para a aquisição de produtos que estejam relacionados à melhoria da Sociedade e que causem menores impactos no Meio Ambiente. Essa realidade condicionante tem mostrado ao meio de produção não ser mais possível se manter distanciado do tripé da sustentabilidade: economia, sociedade e ambiente.

Não há como pensar, hodiernamente, empresas que não assumam um papel mais amplo perante a Sociedade que não seja somente o de maximização de lucro, criação de riqueza e obediência às leis vigentes. A Responsabilidade Social Corporativa é condição irreversível. A despeito de quaisquer outras considerações, é patente que sempre se deva investir mais em processos de gestão de forma a apresentar diferenciais competitivos. E neste sentido, a Responsabilidade Social Corporativa constitui excelente estratégia a ser somada para manter ou aumentar a correspondente rentabilidade e o desenvolvimento.

Contudo, é necessário ampliar a conscientização sobre a Responsabilidade Social Corporativa e fomentar o acesso aos Incentivos Fiscais associados. Neste sentido, em particular, o “I Encontro de Temas Relevantes para a Indústria e Sindicatos – Incentivos Fiscais” atendeu as expectativas ao promover a sensibilização de empresas sobre a importância (e necessidade) em se destinar parte do imposto devido para ações sociais e projetos sociais, mostrando os possíveis caminhos. Que essa prática se amplie continuamente.

Carlos Magno Corrêa Dias
28/03/2013

27 de março de 2013

Cínicos de Ignóbil Compreensão.


Dentre os mais imbecis destacam-se os hipócritas que se julgam especiais.

Carlos Magno Corrêa Dias
27/03/2013

25 de março de 2013

Empreender é a Solução.


No período de 21 a 24 de março de 2013 tivemos em Curitiba, nas dependências da Universidade Positivo, em Curitiba, a Feira do Empreendedor 2013 – Paraná, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE/PR), que teve por objetivos principais disponibilizar orientações sobre empreendedorismo e promover novas oportunidades de negócios.

O nosso Paraná tem se transformado em um Estado Empreendedor e, sem dúvida, o SEBRAE/PR é um dos grandes responsáveis por tal mudança. A Feira do Empreendedor do SEBRAE é local profícuo e fértil para todo aquele que deseja aprender e apreender sobre empreendedorismo, bem como, ampliar sua visão sobre negócio e o mercado empresarial.

Ultrapassando a marca de dois milhões de participantes, com cento e quarenta e duas edições já realizadas em todo país e completando mais de vinte anos de existência as Feiras do Empreendedor do SEBRAE já realizadas no país são sinônimo de sucesso e inovação, constituindo, possivelmente, nos maiores eventos do Empreendedorismo do Brasil.

Durante a Feira do Empreendedor 2013 do Paraná foram apresentadas diversas palestras sobre temas como gestão de negócios, tendências de mercado, inovação e comportamento empreendedor. Aplicativos e games empresariais, espaços com expositores de oportunidades de negócios, loja-modelo com o que existe de mais moderno em termos de varejo, área exclusiva para atendimento e consultoria, salas para empreendedores de startps, salas com programação especial para jovens, também, fizeram parte do evento que teve como ESTRELA o EMPREENDEDOR.

O evento além de fonte de conhecimento de qualidade sobre Empreendedorismo gerou negócios, promoveu parcerias, orientou o futuro jovem empreendedor, promoveu o despertar de muitos empreendedores e descortinou possibilidades.

Parabéns ao SEBRAE/PR, parceiro do desenvolvimento e (realmente) a Casa do Empreendedorismo do Paraná, pelo grande evento. Que os empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas continuem sempre contanto com o apoio e as iniciativas desta fundamental Instituição para que, mediante o conhecimento compartilhado, possam ser cada vez mais competitivos, contribuindo para a melhoria de vida dos paranaenses e para o desenvolvimento de nossa Nação.

Que o Paraná se consolide como o principal Estado Empreendedor da Federação. Que o Empreendedorismo e a Inovação sejam os nossos diferenciais.

Carlos Magno Corrêa Dias
25/03/2013