18 de maio de 2013
Reconhecimento às Casas de Preservação das Criações da Humanidade.
Casas FANTÁSTICAS onde Mundos, Tempos e Culturas convivem em simbiose para promover mágica, mistério e transcendência, os MUSEUS são os guardiões do melhor que os Homens são capazes de produzir.
No DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS, 18 de maio, apresento meus cumprimentos a TODOS que dedicam suas vidas para manterem sempre abertas estas Casas de Sentimentos e Sonhos que são os MUSEUS e onde são preservadas sempre, mas com não poucas dificuldades, a Cultura e a História da Humanidade.
Aos meus particulares amigos que vivem os MUSEUS meu reconhecimento muito especial e minha admiração pelo importante trabalho cultural que desenvolvem.
Que neste dia 18 de maio (e em todos os dias do ano) nossos Museus estejam sempre lotados, o que constituirá uma forma peculiar de agradecimento e homenagem.
Carlos Magno Corrêa Dias
18/05/2013
17 de maio de 2013
Contínua e Constante Escravidão Humana.
Hoje, em reunião de trabalho, quando em um mesmo espaço estávamos em sinergia profissionais de distintas áreas do saber discutindo “o propósito lógico da filosofia”, me perguntaram sobre meu posicionamento “lógico” a respeito da “escravidão humana”.
Sem hesitar, de imediato, acessei alguns de meus aforismos relacionados com o tema e que bem podem exemplificar meu particular entender sobre a “contínua e constante escravidão humana”.
Dentre aquelas máximas, considerei o seguinte conjunto de posições, discorrendo logicamente sobre as mesmas.
“Existiram, existem e sempre existirão os escravos, pois é natural da humanidade manter a escravidão de algumas classes de homens não importando o tempo, o lugar e os parvos motivos.”
“O pensamento nasce livre, mas sempre morre escravizado.”
“Independência individual não significa liberdade. Pelo contrário, é escravidão, pois ao se consolidar o individualismo não se consegue mais o desprendimento social que vem libertar.”
“Aceitar apenas a lógica de nossas mentes é deixar de interagir com o mundo e escravizar-se segundo leis autocráticas.”
“As imposições aos comandados parecem naturais desde que as mesmas não entrem no campo das reflexões, pois nesses casos obediência transforma-se tão somente em escravidão.”
“A escravidão é bem distribuída pelo mundo. Em todo lugar sempre os seus grilhões acorrentam pessoas pela condicionalidade.”
“Existem por certo inúmeras formas de escravidão. Contudo, nenhuma é mais cruel que a escravidão mental.”
“A escravidão mental é o que condiciona o ser à imbecilidade em seu sentido mais estrito possível.”
E, em assim sendo, ao explanar sobre cada um dos correspondentes aforismos minhas colocações acabaram gerando, efetivamente, uma particular palestra sobre o tema.
Carlos Magno Corrêa Dias
17/05/2013
16 de maio de 2013
Invisíveis aos Olhos dos Soberbos, mas Imprescindíveis em Nossas Vidas.
Hoje, dia 16 de maio, é o DIA DO GARI. A estes Profissionais da Limpeza Pública, os quais devemos reconhecer são imprescindíveis em nossas vidas pela importância do trabalho que desenvolvem em nosso benefício, meus cumprimentos e reconhecimento pelo importante trabalho que desempenham.
Um Gari não é uma “sobra social” e, nem tão pouco, é um ser invisível, como muitos pensam. É um Profissional e como tal deve ser respeitado, valorizado e reconhecido.
Manter a cidade limpa das sujeiras naturais é a função do Gari. Contudo, seu trabalho é ampliado sobremaneira, pois tem, também, que recolher a “imundice” dos mal educados que vivem para emporcalhar nossos patrimônios.
Parabéns aos GARIS no seu dia.
Carlos Magno Corrêa Dias
16/05/2013
12 de maio de 2013
Seminários Transformados em Colóquios Modais.
No período de 05/03/2013 a 02/05/2013, ministrei o Curso de Extensão Universitária em AXIOMATIZAÇÃO DA LÓGICA MATEMÁTICA DE PRIMEIRA ORDEM, para alunos de Cursos Regulares de Bacharelado do Campus Curitiba da UTFPR.
No curso em referência apresentei dois dos principais Sistemas Axiomáticos em Lógica Matemática de Primeira Ordem associados à Teoria da Argumentação e à Análise Inferencial, atualmente usuais, bem como, um Sistema Axiomático próprio segundo a concepção de Engenharia da Lógica ou Engenharia Inferencial que tenho desenvolvido em diversos de meus trabalhos.
Antecipando algumas das colocações que apresentarei no meu livro ENGENHARIA LÓGICA, a ser publicado, possivelmente, na segunda metade do primeiro semestre do próximo ano, considero conjunto tautológico de axiomas que permite a corretude e a completude objetivando não somente a consistência do Sistema Lógico envolvido, mas, em particular, que venha garantir consistência associada (estritamente) à legitimidade do Processo Analítico Inferencial como um todo (mas, não, necessariamente, dissociado dos aspectos psicológicos das inferências como é, na maioria das vezes, usual).
Na oportunidade comuniquei, também, a extinção dos SELOGMAS (Seminário de Lógica Sentencial) e SECAFUNP (Seminário de Cálculo das Funções Predicativas em Lógica Matemática) que em anos passados havia proposto e ministrado. Aqueles antigos seminários, em 2013, passarão a compor um único evento, o COLÓQUIO ENTELECHIA LOGICAE, o qual será evento constituído de exposições unilaterais e modais abordando interpretações necessárias ou “contingentes” sobre temas de particular interesse. A transformação é motivada devido aos novos objetivos que passo a seguir e por julgar que se faz necessária uma forma mais estrita de apresentação dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento que tenho desenvolvido nos correspondentes campos da Lógica (como um todo) e da Filosofia da Ciência (em particular).
Mais proximamente ao período de realização do I COENTELOG (COLÓQUIO ENTELECHIA LOGICAE) informações serão divulgadas quanto às condições e aos períodos de inscrição. Ressalto, entretanto, que devido ao número sempre limitado de vagas para semelhantes eventos, será necessária a realização de uma avaliação prévia para compor o grupo dos possíveis participantes no evento. Mantendo, entretanto, a filosofia dos eventos de extensão que promovo e ministro na Rede Pública de Ensino, o evento será gratuito para os aprovados, dando sempre preferência para meus alunos ou ex-alunos.
No primeiro COLÓQUIO ENTELECHIA LOGICAE é pretendida uma abordagem filosófica sobre relações de impregnação mútuas entre Lógica, Inovação, Epistemologia, Indústria e Responsabilidade Socioambiental Corporativa. Entretanto, um título específico para o evento, com os necessários contornos, ainda não foi definido embora estará fortemente relacionado com os assuntos referenciados precedentemente.
Carlos Magno Corrêa Dias
12/05/2013
Assinar:
Postagens (Atom)