8 de junho de 2013

Valorização da Vida na Indústria é o Caminho do Sucesso.


Promovido pelo SESI-PR, foi realizado, nos últimos dias 5 e 6 de junho de 2013, em Curitiba, na sede do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), o Primeiro Encontro “CUIDE-SE +”.

A abertura do evento contou com a apresentação de painel com o tema “Álcool e Drogas no Trabalho: O que fazer?”, quando especialistas discorreram sobre suas experiências relacionadas com os correspondentes assuntos e, na sequência, responderam às perguntas dos presentes.

Das exposições ficou evidenciado ser necessária e imprescindível tanto a realização de “trabalhos de prevenção” quanto a manutenção da “continuidade” dos tratamentos uma vez que “atitudes pontuais não dão resultado”. Além do que, foi explicado que a “Síndrome de Pensamento Acelerado” bem pode ter no álcool ou em outras drogas estímulos perigosos para se atingir satisfação segundo é próprio da síndrome em referência. Outro ponto importante abordado no painel foi a questão sobre a inexistência uma legislação mais específica que venha tratar categoricamente dos correspondentes problemas envolvidos.

Oficialmente, foi lançado, durante o evento, o portal “CUIDE-SE +”. O portal está disponível no endereço www.sesipr.org.br/cuidesemais o qual apresenta em oitos eixos o objetivo de se “colocar as Indústrias como centros de irradiação de ações” para a “Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas”, “Alimentação Saudável”, “Prevenção ao Câncer”, “Prevenção de Acidentes de Trabalho”, “Prevenção do Estresse”, “Prevenção de Doenças Sexualmente Transmisssíveis”, “Prevenção de Doenças Crônicas” e “Estímulo a Atividades Físicas”. Conforme conversamos entre os participantes, o Programa “CUIDE-SE +” tem tudo para ser um sucesso nas Indústrias do Paraná, pois foi pensado e está estruturado para a valorização da vida do trabalhador da Indústria.

O Programa “CUIDE-SE +” tem a intenção de “mostrar ao trabalhador que a qualidade de vida está em suas mãos” e que caberia ao mesmo trabalhador apenas “optar pela mudança de hábitos e perceber os inúmeros benefícios para todos os envolvidos e para a sociedade” por “meio da prevenção e educação”. “Quando a indústria investe nas pessoas, estabelece uma relação de respeito e valorização. Uma parceria que faz com que o trabalhador perceba que seu papel é fundamental para o crescimento da indústria” assim poderia ser resumido o Programa “CUIDE-SE +”, pois outra não é esta iniciativa do SESI-PR senão “promover a qualidade de vida dos trabalhadores industriais, suas famílias e a comunidade, bem como, estimular a gestão socialmente responsável das Indústrias, ajudando a reduzir os impactos negativos do álcool e de outras drogas, tanto na sociedade quanto no ambiente de trabalho”.

No segundo dia do evento foram realizadas “Clínicas Sociais” que possibilitaram discutir o uso do álcool e de outras drogas a partir das abordagens: “Educação e Prevenção”, “Aspectos Jurídicos” e “Redes de Apoio”, as quais objetivaram atender questões particulares do público sobre os temas envolvidos.

Participando do evento pudemos perspectivar (para cada um de nossos distintos setores de atuação), em particular, a extensão do Programa “CUIDE-SE +” o qual contribuirá (inevitavelmente) para melhorar a qualidade de vida do trabalhador da Indústria por intermédio da (necessária) prevenção e da (consequente) conscientização. Um novo e importante paradigma se apresenta para a Indústria do Paraná. “Valorização da vida” para “melhorar a vida do trabalhador da Indústria” passa a ser a “ordem do dia”.

“CUIDE-SE +” é uma proposta pensada de forma a ser adaptada às necessidades de cada Indústria de nosso Estado. Entre em contato, se informe, conheça melhor e implante o Programa “CUIDE-SE +” em sua Organização.

Parabéns ao SESI-PR e à FIEP pelo programa “CUIDE-SE +”.

Carlos Magno Corrêa Dias
08/06/2013

6 de junho de 2013

Canalha Proliferação Infecciosa.


Na escuridão das causas ilícitas nascem os corruptos criminosos que assaltam de forma infame as sociedades cordatas as quais aos primeiros se associam por contratual falta de caráter.

Carlos Magno Corrêa Dias
06/06/2013

5 de junho de 2013

Pós-2015 a Agenda em Prol dos ODM Prossegue.


Hoje celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, data na qual somos convidados a pensar mais intensamente o Meio Ambiente e naquilo que estamos fazendo (ou não) para manter a sua preservação.

Reforço, então, o convite para seguirmos a “Nova Onda” do “Pensar. Comer. Conservar. Diga Não ao Desperdício” (http://carlosmagnocorreadias.blogspot.com.br/2013/06/pensar-comer-conservar-essa-e-nova-onda.html)
.

Aproveito, também, para ressaltar que no último dia 23 de maio de 2013 foi lançada em Curitiba campanha objetivando a associação colegiada do “Movimento NÓS PODEMOS PARANÁ” com o “Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS)”.

O MNCS tem por objetivo incentivar e ampliar a participação da Sociedade Brasileira para alcançarmos os “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODM) estabelecidos pela ONU para um “MUNDO MELHOR”. Os distintos agentes da Sociedade Paranaense estão, então, convidados a aderirem ao MNCS e ao Núcleo Estadual do Paraná.

“Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país. Eu posso, você pode, nós podemos” MUDAR O MUNDO.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/06/2013

2 de junho de 2013

Ópio da Realidade Subvertendo Emoções Primárias.


A tristeza é um equívoco enquanto a alegria é uma utopia. Tirando a tristeza e a alegria resta apenas a realidade dos fatos.

Carlos Magno Corrêa Dias
02/06/2013