19 de fevereiro de 2015

Lançado relatório síntese sobre ODS.


2015 marcará o término do prazo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) em setembro de 2000. Estamos, então, definindo e negociando a AGENDA PÓS-2015 a qual deverá conduzir os correspondentes trabalhos para os próximos quinze anos visando o desenvolvimento global.

Recentemente o Secretário Geral da ONU lançou o RELATÓRIO-SÍNTESE intitulado
O CAMINHO PARA A DIGNIDADE ATÉ 2030: ACABANDO COM A POBREZA, TRANSFORMANDO TODAS AS VIDAS E PROTEGENDO O PLANETA (disponível em http://www.pnud.org.br/arquivos/relatorio_sintese_ods.pdf) no qual são considerados os resultados atingidos pelos ODM e é exposto o trabalho já desenvolvido para a instituição da AGENDA PÓS-2015. O documento inclui, também, os chamados ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que devem guiar o desenvolvimento global após o fim do prazo para o cumprimento dos ODM.

O RELATÓRIO-SÍNTESE em referência é fruto de ampla consulta realizada no mundo inteiro e contou com a colaboração de governos, dos meios empresarial e industrial, de Universidades, do Sistema ONU e de milhares de pessoas da Sociedade que participaram de consultas presenciais ou da consulta online disponibilizada por intermédio da plataforma MY WORLD (cujo acesso pode ser obtido em http://www.myworld2015.org/?lang=pr).

Deixo aqui o convite para visitar a página do PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO - BRASIL (PNUD-BRASIL), disponibilizada em http://www.pnud.org.br/, na qual temos mais informações sobre os ODM, os ODS, Desenvolvimento Humano, IDH, dentre outros temas relacionados. 


Procurando completar os trabalhos iniciados com os ODM e atender a novos desafios solicitados pelo mundo os ODS formam um conjunto de 17 (dezessete) objetivos associados a 169 (cento e sessenta e nove) metas sobre questões de desenvolvimento sustentável. A priori, os ODS devem priorizar os três pilares fundamentais da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico.

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são os seguintes:

ODS 1
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

ODS 2
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição, e promover a agricultura sustentável.

ODS 3
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS 4
Garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos.

ODS 5
Alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ODS 6
Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

ODS7
Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e moderna para todos.

ODS 8
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

ODS 9
Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

ODS 10
Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles.

ODS 11
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS 12
Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis.

ODS 13
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos; reconhecendo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC) é o principal fórum internacional e intergovernamental para negociar a resposta global à mudança do clima.

ODS 14
Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ODS 15
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater à desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda de biodiversidade.

ODS 16
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

ODS 17
Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
 


Professor Carlos Magno Corrêa Dias 
19/02/2015

18 de fevereiro de 2015

Da eloquência ao buliçoso, sempre transcendente.


Zbigniew Henrique Morozowicz, ou Henrique Morozowicz, ou Henrique de Curitiba (1934 - 2008) nos deixou no dia 18 de fevereiro de 2008.
 

Ao já saudoso Professor e autor das BORBOLETAS PSICODÉLICAS (trecho do terceiro movimento de sua obra musical ”Pour Martina para Piano”) e de outras mais de cem composições, o nosso sempre reconhecimento.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/02/2015