Conforme
o artigo primeiro da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIRETOS HUMANOS:
“Todas as pessoas nascem livres e
iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir
em relação umas às outras com espírito de fraternidade”.
Carlos
magno Corrêa Dias
06/06/2015
O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em comemoração aos seus dez anos de existência, lançou o primeiro concurso de Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade.
A iniciativa surgiu da Equipe de Projeto Educando na Sustentabilidade do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) do CPCE/FIEP e tem como objetivo identificar, no Paraná, Boas Práticas que integrem as dimensões da Sustentabilidade no âmbito Econômico, Ambiental, Social e Cultural.
Estão convidadas a participar do concurso em referência todas as Organizações Públicas ou Privadas do Estado do Paraná, dos distintos setores da Economia. As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 30 de junho de 2015.
O CPCE articula competências de Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSAC) de Empresas e diferentes setores da Sociedade para estimular o desenvolvimento sustentável do Estado Paraná. Como um catalisador de ideias e promovendo o desenvolvimento de ações relacionadas com projetos sociais, culturais, ambientais e de voluntariado na Área de Sustentabilidade o CPCE tem o desafio de contribuir com a disseminação e o fortalecimento da consciência social e ambiental no Meio Empresarial Paranaense.
O concurso Boas Práticas: Educando na Sustentabilidade tem por objetivo geral a divulgação e a promoção de ações relacionadas com a “Educação para a Sustentabilidade”. Será premiada uma “Boa Prática” conforme Regulamento disponibilizado em http://migre.me/q9tuD.
Vamos compartilhar nossas “Boas Práticas” para um mundo com mais SUSTENTABILIDADE.
Carlos Magno Corrêa dias
05/06/2015
Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Pacto Global com o objetivo de mobilizar a Comunidade Empresarial Mundial para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de Direitos Humanos, Relações de Trabalho, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.
Os correspondentes valores estão reunidos em dez PRINCÍPIOS UNIVERSAIS os quais são derivados dos seguintes compromissos assumidos pelas Nações Unidas (http://www.onu.org.br/), quais sejam:
(a) Declaração Universal de Direitos Humanos (http://migre.me/pZU9P);
(b) Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho (http://migre.me/pZUf8);
(c) Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (http://migre.me/pZUmD);
(d) Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção (http://migre.me/pZUve).
Os dez PRINCÍPIOS UNIVERSAIS do Pacto Global são:
(01) apoiar e respeitar a proteção dos Direitos Humanos;
(02) assegurar a não participação em violações dos Direitos Humanos;
(03) apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
(04) eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
(05) abolir efetivamente o trabalho infantil;
(06) eliminar a discriminação no emprego;
(07) apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
(08) desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;
(09) incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis; e,
(10) combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
De 23 a 25 de junho de 2015, em Nova York, durante o Global Compact+15: Business as a Force for Good, será comemorado o aniversário de 15 anos do Pacto Global. Conheça a programação e o Pacto Global acessando: https://www.unglobalcompact.org/.
Carlos Magno Corrêa Dias
03/06/2015
Tudo tem uma lógica muito embora, na maioria das vezes, sejamos incapazes de concordar com as razões advindas das necessárias premissas.
Carlos magno Corrêa Dias
31/05/2015