17 de agosto de 2017

Jornada Digital da FIEP chama Indústria 4.0 como caminho a seguir.

       
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) mantendo sua vanguarda e inovação nos brindou com a JORNADA PARA O MUNDO DIGITAL, realizada no último dia 16 de agosto de 2017, no Câmpus da Indústria do Sistema FIEP.

A JORNADA PARA O MUNDO DIGITAL objetivou por em evidência os impactos da Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 na nossa realidade para os próximos anos haja vista que a mesma produzirá, brevemente, a transformação completa do mundo no qual vivemos atualmente.

Durante o evento foram apresentados cases de indústrias instaladas no Brasil que já seguem as diretrizes da Indústria 4.0 e que já se beneficiam dos correspondentes ganhos de competitividade. No evento ficaram evidenciados alguns dos impactos que a Indústria 4.0 já vem provocando no Setor Industrial.

Por intermédio de palestras, workshops e painéis de discussão foi colocado em distinção, principalmente, a inovação sobre processos produtivos demandados da Indústria 4.0 e a necessidade de se iniciar, imediatamente, um processo de mudança acelerado que permeará da produção até a maneira como o consumidor vai se relacionar com os produtos produzidos.

O evento deixou claro que, em particular, o Setor Industrial do Brasil necessita se adaptar à Indústria 4.0, a qual não tem volta e não terá fim, pois a mesma impõe mudanças contínuas nos processos, exige repensar constantemente de forma inovadora os atuais modelos de negócios, cobrando ininterruptamente a quebra de paradigmas não mais válidos.

A Indústria necessitará despertar, imediatamente, para a realidade do cyber-físco, da automação digital sem sensores, da incorporação de serviços digitais nos produtos, da prototipagem rápida ou impressão 3D, da utilização de serviços em nuvem associados ao produto, bem como sobre todas as outras novas tecnologias associadas ao universo da Quarta Revolução Industrial as quais se replicam com uma velocidade enorme e que se reproduzem com acentuada inovação.

“Fazer e pensar diferente” é um dos caminhos obrigados a seguir quando se adere ao universo da Indústria 4.0 a qual considera, também, “o consumidor final como protagonista e como alvo de todas as soluções”. Na JORNADA PARA O MUNDO DIGITAL se fez um alerta no correspondente sentido. É imediato que o Setor Industrial faça a adesão e implante as novas tecnologias desenvolvidas na Quarta Revolução Industrial. Indústrias que se mantiverem distantes da Quarta Revolução Industrial estão fadas a deixarem de existir muito rapidamente e proximamente.

O evento procurou deixar bem claro, também, que a JORNADA DIGITAL será permanente e exigirá que se experimente a falha o quanto antes possível para se aprender as soluções ainda mais rapidamente. Na realidade da Indústria 4.0 o bem e o recurso mais precioso será invariavelmente o tempo associado à satisfação do consumidor. As soluções na Indústria 4.0 devem priorizar a melhoria de vida das pessoas sempre.

Por outro lado, a JORNADA PARA O MUNDO DIGITAL pôs em evidência o grave quadro da realidade da Indústria Brasileira no qual é evidenciado que a maioria das Indústrias não usam as tecnologias provindas da Indústria 4.0 e que muitas daquelas que se apropriam das correspondentes tecnologias ou não as desenvolvem ou as utilizam de forma muito incipiente.

É necessário entender que as tecnologias da Indústria 4.0 promovem melhores níveis de produtividade e garantem maiores padrões de competitividade. No Brasil, de forma ampla, a Indústria 4.0 é ainda muito rudimentar (ou inexistente), pois, efetivamente, não se está formando ou qualificando os Profissionais para atuarem na Quarta Revolução Industrial e nem tão pouco as Legislações estão sendo modificadas para a correspondente realidade que se obriga considerar, chamou, também, a atenção o evento de uma forma geral.

Mas, a JORNADA PARA O MUNDO DIGITAL foi muito importante, pois mostrou o caminho e chamou a todos para seguir os caminhos que a Indústria Paranaense, bem como a Indústria Brasileira deverão seguir para atingirmos progresso, desenvolvimento e melhor qualidade de vida dos Brasileiros

Carlos Magno Corrêa Dias
17/08/2017