5 de abril de 2017

O Brasil é chamado a trilhar os caminhos da Quarta Revolução Industrial

        
Mais um Projeto de Extensão concluído na TECNOLÓGICA. Porque “as Universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de INDISSOCIABILIDADE entre ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO” segundo estabelece a nossa Constituição Federal de 1988 em seu artigo 207.
           
CMCD - 2017

No período de 20/02/2017 a 22/02/2017 coordenei o III SETECIEI (Seminário de Tecnologias e Ciências para Engenharia e Indústria) o qual foi desenvolvido no Câmpus Curitiba da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Nesta terceira edição o tema foi SIMBIOSE ENTRE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

Em particular, nas palestras que proferi durante o evento, chamei a atenção para a necessidade de se estabelecer, urgentemente, na Universidade a prática efetiva de relacionamento efetivo com o Mundo Real na RI 4.0 (Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0) que avança rápida e determinantemente em todas as direções e em todos os campos do saber.

O Brasil (em geral) e a Universidade (em particular) não podem ficar à margem da RI 4.0 motivo pelo qual reivindicamos, também, efetivas ações para se trilhar os necessários caminhos que estão sinalizados.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/04/2017