1 de outubro de 2013

Inovação Industrial em Eletroquímica Abre Fronteiras para o Progresso.


Sob a sigla S3IE aconteceu, nos 16 e 17 de setembro de 2013, o I Seminário Internacional de Inovação Industrial em Eletroquímica, promovido pelo SENAI-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná), no Campus da Indústria, do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), do qual tive a grata satisfação de participar.

Como estamos constatamos, há algum tempo, sem muita controvérsia, a Eletroquímica permeia, de forma intensa, a maioria, senão todos, os setores industriais. Assim, o S3IE objetivou, de um lado, por em evidência semelhante constatação e, de outro, almejou sensibilizar a Indústria para a prática constante da Inovação tomando a Eletroquímica como indutor dos correspondentes processos.

O evento permitiu por em aproximação a Indústria e Grupos de Pesquisa (tais como o Grupo de Pesquisa em Lógica e Filosofia da Ciência que coordeno) para atuação conjunta visando a integração entre a Inovação, a Tecnologia e a Pesquisa Aplicada direcionada para o crescimento industrial nacional e para ampliação da competitividade. Como no grupo em referência mantenho a Linha de Pesquisa em “Inovação Científica e Tecnológica”, estando atualmente direcionando esforços no sentido de desenvolver estudos e pesquisa aplicada na área de Nanotecnologia e Nanomáquinas, o S3IE e os contatos que realizamos com outros pesquisadores e industrias de áreas correlatas foram de extrema importância aos perspectivarmos ações futuras conjuntas.

Em particular, por há muito defender a necessária aproximação entre a Indústria e a Academia, entre a Ciência e a Tecnologia, considero o S3IE um marco no sentido de mudarmos os paradigmas atuais que favorecem sobremaneira o distanciamento entre a Indústria e as Instituições de Ensino ou os Institutos de Pesquisa e Desenvolvimentos. O evento veio amenizar parte de minhas angústias dado que constituiu um momento ímpar que veio permitir a abertura de algumas portas para a diminuição das enormes distâncias entre as duas realidades em referência, a realidade da Academia (onde é salvaguardada a Ciência) e a realidade da Indústria (onde o mundo das possibilidades se desenvolve centrado na Tecnologia).

Ao SENAI-PR e à FIEP nossos parabéns e que a semente plantada no S3IE germine e venha nos dar aqueles frutos necessários para a intensificação do desenvolvimento de nossa Nação e para a melhoria de vida das Pessoas. Que em simbiose a Indústria e o Conhecimento caminhem compartilhando Pesquisa Aplicada para a geração de Produtos, Serviços e Processos sempre necessários para o Progresso.

Carlos Magno Corrêa Dias
01/10/2013