14 de junho de 2013

ONDA VERMELHA é Outra Vaga “TriLegal”.


A expectativa de vida aumenta. Consequentemente, passa a existir um aumento (de elevado potencial) no número de doenças crônicas relacionadas à idade, o que obriga, invariavelmente, uma maior quantidade de sangue e de hemoderivados para os correspondentes tratamentos. Assim, é necessário ampliar, significativamente, o número de DOARES DE SANGUE em todo o mundo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2004, instituiu o dia 14 de junho como sendo o DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE objetivando, de um lado, homenagear e agradecer a todos os DOADORES DE SANGUE que ajudam, voluntariamente, a SALVAR VIDAS, mas, de outro, para chamar a atenção, também, sobre a correspondente necessidade.

Em paralelo, na data em referência, é comemorado o aniversário de nascimento de Karl Landsteiner (1868 - 1943), médico e biólogo austríaco, prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina de 1930, pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.

Landsteiner é referenciado, ainda, por ter proposto o termo “anticorpo”. Graças a Landsteiner foi descoberto porque pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não.


Assim, como antes havia observado, se “A-, A+, B-, B+, AB-, AB+, O- ou O+, não importa o seu tipo sanguíneo, o importante é DOAR sangue para salvarmos muitas vidas. Doe sangue. Compartilhe Vida. Vamos ajudar a salvar Vidas doando nosso sangue. Sejamos doadores e façamos a diferença”.

Celebrando, então, o DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE vamos possibilitar um aumento da consciência de que é necessário aumentar o batalhão dos DOARES DE SANGUE que compõem a ONDA VERMELHA da doação de sangue para salvarmos vidas e contribuirmos para melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes (nossos semelhantes).

Se você tiver entre 18 e 65 anos de idade, pesa mais de 50 quilos e goza de boa saúde, tendo hábitos de vida saudáveis, é um potencial DOADOR DE SANGUE. Se informe. Venha surfar nesta VAGA (ONDA) VERMELHA do DOADOR DE SANGUE.

Carlos Magno Corrêa Dias
14/06/2013