23 de julho de 2012

Lógica Matemática Tem Nova Edição Publicada no Paraná.


A Lógica Matemática vem sendo aplicada em praticamente todos os campos do conhecimento humano e, devido a esta intensidade, tem exigido que seu correspondente estudo e necessária difusão sejam considerados nos diversos campos científicos ou tecnológicos onde o raciocínio lógico (bivalente e dicotômico) se faça presente. Apresentar o Cálculo Proposicional em Lógica Matemática para a avaliação e correção de raciocínios lógicos dedutivos é um dos principais objetivos da terceira edição da obra intitulada Lógica matemática: introdução ao cálculo proposicional, de minha autoria, editada e publicada em 2011, em Curitiba-PR.  

O livro constitui uma introdução (compendiada) à Lógica Matemática especificamente relacionada com as Operações e Relações da Álgebra Proposicional e é dirigida (em particular) para os leitores de cursos universitários das Ciências Exatas e de Tecnologia. Contudo, pode servir de texto de iniciação à Lógica Matemática em quaisquer outros cursos na Universidade (em especial no curso de Filosofia). A leitura seria, também, indicada para todo aquele, universitário ou não, que esteja interessado em ter uma introdução neste campo do conhecimento. Com a devida adequação e correspondente cuidado poderia, ainda, ser utilizada, com proveito, nos anos finais dos cursos de Ensino Médio (conforme bem a experiência já demonstrou).

Apresentar os conteúdos necessários da forma o mais simples possível constituiu propósito fundamental da obra, uma vez que este livro é produto, também, de uma vivência de ensino a partir da qual se detectou algumas dificuldades basilares com as quais se defrontam muitos dos educandos que se relacionam pela primeira vez com a Lógica Matemática.

Foi procurado facilitar toda classe de considerações no desenvolvimento dos temas atinentes e na escolha dos exemplos apresentados. Com a intenção de auxiliar o leitor que não tenha uma sólida base matemática nem tão pouco disponha de um professor que o oriente, o estilo do discurso adotado foi, intencionalmente, o informal. Contudo, ressalte-se, que o assunto foi conduzido com suficiente grau de precisão com vistas a atender aqueles que pretendam seguir estudos mais aprofundados em Lógica Matemática. Acrescente-se, todavia, que em determinadas partes da obra alguns problemas foram tratados com grau de dificuldade um pouco maior que na maioria dos livros similares existentes.

O conteúdo selecionado julga-se adequado para um primeiro contato com os elementos da Lógica Matemática quanto referenciados ao Cálculo Proposicional. A linguagem empregada, tanto quanto o tratamento dispensado a determinados assuntos e problemas, bem como, a maneira pela qual procurou-se articular cada um dos correspondentes capítulos evidenciam o caráter de iniciação que orienta o desenvolvimento do assunto tratado.

Desta forma, o livro procurou introduzir, com desejável rigor e grau de aprofundamento, algumas das técnicas dedutivas do Cálculo Sentencial, partindo-se do estudo das proposições e dos elementos que sistematizam o raciocínio dedutivo comum em Matemática. São introduzidas, informalmente, por um lado, considerações sobre formalização, validade, interpretação, conseqüência, e, por outro, são precisadas e desenvolvidas considerações sobre notações, simbolismo lógico e não lógico, semântica e sintaxe da linguagem lógica. 

Ao que concerne, entretanto à ordenação das matérias, cabe observar, em específico, que o livro foi estruturado em nove capítulos, sendo que no Capítulo I (Escorço Histórico da Lógica Matemática) faz-se um breve relato da história da Lógica Matemática, partindo-se de Aristóteles até os dias atuais. São mencionados, resumidamente, autores e principais descobertas que, ao passar dos tempos, conduziram a reconhecer a Lógica Matemática como uma Ciência própria e com notável independência.

Do Capítulo II ao VI encontram-se apresentados os elementos indispensáveis para que se possa obter uma idéia preliminar do que venha ser tratado em Lógica Matemática Proposicional, constituindo, portanto, o núcleo desta obra.

Assim, no Capítulo II (Estruturação do Cálculo Proposicional) são levadas em consideração os conceitos fundamentais sobre a linguagem artificial da Lógica Sentencial, sobre Proposições, Conectivos Lógicos, Verdade e Validade, Fórmulas Proposicionais, Valores Lógicos, Operações Lógicas Fundamentais, Escopo e Pareação de Fórmulas Proposicionais; enfim, sobre os elementos necessários para se trabalhar a correspondente teoria.

No Capítulo III (Método das Tabelas-Verdade) efetua-se um estudo das Tabelas-Verdade, levando-se em conta os correspondentes métodos de implementação. São, também, consideradas as definições de Tautologias, Contradições e Contingências, as quais serão aplicadas ao exame das Relações Lógicas e dos Argumentos Dedutivos e Inferências.

No Capítulo IV (Relações Lógicas no Cálculo Proposicional) estão reunidos as definições de Relações de Equivalência e de Implicação Lógica, principais propriedades das Relações Lógicas e Teoremas Fundamentais (da Equivalência, da Implicação, da Substituição), bem como, considerações sobre as Operações Derivadas de Negação Conjunta e Negação Disjunta e suas relações com as Operações Lógicas Fundamentais.

No Capítulo V (Álgebra Proposicional) é dado um “tratamento algébrico” às Operações Lógicas onde são evidenciadas várias das propriedades das mesmas, são apresentados critérios de Simplificação de Fórmulas Proposicionais, sendo levado em conta critérios para a Redução do Número de Operadores. Também são analisadas as Formas Normais de uma Fórmula Proposicional e são discutidos o Princípio da Dualidade e o Problema de Post.

No Capítulo VI (Dedução no Cálculo Proposicional) são amplamente discutidas as técnicas dedutivas e se apresenta, de modo o mais rigoroso para o principiante, a noção de “dedução”. São estudados os Argumentos Válidos Fundamentais, as Regras de Inferência, os Critérios de Verificação da Validade de Argumentos Dedutivos, bem como alguns aspectos importantes das correspondentes demonstrações e suas implicações.

Já os Capítulos VII, VIII e IX constituem capítulos complementares no sentido de motivar o leitor a prosseguir em estudos ulteriores. Em particular, no Capítulo VII (Sistemas Axiomáticos em Lógica Sentencial) são apresentadas considerações introdutórias sobre a concepção de Teoria Formal, Linguagem Formal e Teoria Axiomática em Lógica Sentencial. Apresentam-se, também, alguns Sistemas Axiomáticos desenvolvidos para o Cálculo Sentencial.

No Capítulo VIII (Paradoxos e Antinomias) são levadas em consideração observações sobre a importância do estudo dos Paradoxos e Antinomias no desenvolvimento tanto da Lógica quanto da Matemática; sendo examinados, particularmente, alguns dos Paradoxos e Antinomias, tanto lógicos quanto matemáticos, que mais influências exerceram.

Como última parte do livro tem-se o Capítulo VIII (Álgebra Booleana). Neste capítulo abordam-se tópicos sobre Álgebra de Boole, Matemática de Comutação, Redes Elétricas e Portas Lógicas. Tais conteúdos são abordados levando-se em conta a Lógica Proposicional como teoria subjacente, podendo ser tomados como exemplos aplicativos daquela teoria.  

Na presente edição, os exercícios relacionados aos temas tratados são apresentados logo ao término de cada capítulo; excetuando-se, entretanto, o primeiro capítulo, pois no mesmo não é considerada uma lista de exercícios. Quanto aos exercícios cabe salientar, ainda, que ou são apresentadas as respectivas respostas ou são consideradas as correspondentes soluções acrescidas de considerações pertinentes.

Ressalte-se, por fim, que, embora a obra trate dos principais elementos no domínio das técnicas dedutivas, é necessário ponderar que o livro não constitui uma obra “definitiva” no sentido estrito da palavra. Trata-se, em essência, de um ensaio compendiado centrado na premissa maior de apre­sentar a amálgama dos principais elementos que constituem a denominada Lógica Ma­te­mática no campo do Cálculo Proposicional. Espera-se, entretanto, que o presente livro seja de serventia para todo aquele que se inicia no mundo das ciências dedutivas servindo-se do estudo da Lógica Matemática Sentencial.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitibha-PR, 23/07/2012