2 de agosto de 2012

Lógica Matemática Predicativa e Quantificacional Além da Trivialidade.


Objetivando certificar os participantes no campo da Álgebra das Funções Predicativas e das Funções Quantificadas desenvolvidas no Cálculo Predicativo em Lógica Formal de Primeira Ordem para a Enunciação, Análise e Resolução Lógica de Problemas de Raciocínio ministrei, no final do segundo semestre de 2011, o Curso intitulado LÓGICA MATEMÁTICA PREDICATIVA E QUANTIFICACIONAL DE PRIMEIRA ORDEM, em um total de vinte horas, em Curitiba-PR, tendo por ouvintes alunos regularmente matriculados em Cursos de Engenharia.

O Curso de extensão Universitária em referência complementou os estudos desenvolvidos no mês de setembro de 2011 quando, também, apresentei o Curso de Extensão Universitária intitulado a LÓGICA MATEMÁTICA PROPOSICIONAL DE PRIMEIRA ORDEM, o qual, por sua vez, objetivou apresentar a Linguagem e a Álgebra Proposicional do Cálculo Enunciativo em Lógica Matemática de Primeira Ordem para a Avaliação e Correção de Raciocínios Lógicos Dedutivos formalizados segundo Argumentos e Inferências Dedutivas que estariam além de um notória trivialidade e obrigam estruturação diferenciada.

Os dois cursos referenciados foram desenvolvidos especialmente para alunos dos Cursos Regulares de Engenharia e conduzidos no sentido de apresentar os pressupostos necessários para o desenvolvimento de habilidades nos campos da Teoria da Demonstração Dedutiva e da Teoria da Prova relacionados a Sistemas Algébricos Dicotômicos e Bivalentes.

Como tenho considerado, Introduzir, com desejável rigor e grau de aprofundamento, particulares técnicas dedutivas de cálculo para a avaliação formal de raciocínios passíveis de estruturação como argumentos dedutivos foi, também, outro dos objetivos dos cursos em referência.

Dada a grande procura pelos cursos ofertados, é intencionado ofertar na seqüência, nos próximos semestres letivos novos cursos semelhantes e com um número maior de vagas para os interessados.

Para o futuro Engenheiro é importante desenvolver habilidades no sentido de ser possível a tomada de decisões sobre problemas de raciocínio de forma analítica sem que os mesmos sejam comprometidos pela materialidade ou condicionamentos do mundo real. E em tal sentido, é que defendo a posição que as técnicas formais de investigação da validade de modelos formalizados com os recursos operacionais da Lógica Formal são fontes de soluções das mais amplas e eficientes.

Carlos Magno Corrêa Dias
Curitiba-PR, 02/08/2012